Organizando a bagunça

Logo quando fiz a reforma do quarto, tinha pensando em fazer um post sobre a organização do mesmo, mas...Acabei não fazendo. Hoje fui arrumar o quarto e lembrei disso, então here I am.

Pra quem tem coisas demais e pouco espaço, fica difícil de conseguir organizar tudo. Mas com os materiais certos e um pouco de jeitinho, dá pra conseguir um espaço organizado.


1) Use todo espaço que você tem

- Temos coisas demais e pouco espaço. O que fazer? Apele para as prateleiras. Prateleiras são ótimas e são bonitas. Dá pra colocar o que a pessoa quiser ali. Uma dica é colocar as prateleiras no canto da parede, igual a foto. Assim elas se juntam e dá pra ganhar mais espaço. E dependendo do que vai ficar embaixo da prateleira, dá pra colocar umas 3 ou quarto. Essas da foto são tábuas, e eu prefiro porque são mais baratas. Custaram 13,90 na Leroy Merlin.




- Não é toda cama que dá pra colocar coisas embaixo, mas a minha, por exemplo, é fechada na lateral, então não preciso me preocupar com a tralha aparecendo. Se der, compre uma cama com gavetas. Espaço nunca é demais!
Pra colocar embaixo da cama, comprei um organizador de sapatos. A ideia é boa, mas o material é bem ruim, bem vagabundinho. Mas cabem 12 pares de sapato e nem dá pra reparar nele embaixo da cama.


Outra coisa legal pra guardar sapatos é organizador que você coloca na parede. É feio e sem graça, mas tem um espaço que ele fica ótimo: atrás da porta. Quebra um super galho e de porta fechada nem dá pra perceber que ele está ali.



Mas em nenhum desses organizadores acima dá pra guardar sapatos de salto. Então, o que fiz:
os coloquei nos ferrinhos do guarda roupa, que era um espaço morto. Os saltos encaixam certinho ali, e no espaço que sobra você pode colocar outras coisas. Eu, por exemplo, coloquei minhas botas e algumas caixas com sapato dentro.





2) Organizadores nunca são demais

Se tem uma coisa que realmente te ajuda a manter as coisas no lugar são os organizadores. Eu gosto das caixas porque elas cabem em quase todo lugar e eu mesmo posso faze-las (como você já viu aqui).
Pra organizar maquiagem, tem alguns bem legais. Tem aqueles de acrílico que todo mundo já viu em algum lugar, mas não é tão fácil de achar. Eu consegui achar esse no Saara, em alguma daquelas lojas japonesas por 24 reais. É de muita ajuda porque tenho muitos batons, então eles ficam sempre ali arrumadinhos!


Outra coisa legal que achei sem querer na Leroy foram essas caixinhas verde e azul. Custaram 4 reais e elas empilham uma na outra, o que é ótimo e economiza mais espaço.



Pra guardar pincéis, lápis, rímel e afins, procure comprar um organizador mais comprido, parecido com um copo. O roxinho da foto é aquela caixinha de madeira que comprei no Saara e custou uns 3 reais. O verde é uma embalagem de Pringles pequena: só higienizar e encapar com papel ou tecido!



Pra organizar papelada, canetas e outras coisas da sua área de trabalho também tem ótimos organizadores.
Comprei esses para papel e o par custou 16 reais na SuperLar. É ótimo pra organizar as matérias da faculdade.



Pra canetas e afins, comprei a mesma caixinha de madeira que uso pra maquiagem e essa cestinha de palha que guardo post it. Pra guardar carregador de celular, da câmera e outra coisas, comprei essa caixinha de madeira azul.



Já pra organizar bijus, como brincos, eu comprei essa caixinha que tem muitas divisórias e 2 gavetinhas. Custou 23 reais no Saara. Pra organizar os brincos, eu vou por um padrão: brincos prata, brincos dourados, brincos em formato de bolinha, etc.




3) Cabideiros servem pra quase tudo

Isso é a mais pura verdade! haha Só aqui no meu quarto tenho 4 e mais um de bolinha que ainda não consegui usar. Dependendo do modelo do cabideiro, dá pra pendurar quase tudo. Os de parede, eu uso pra pendurar cordões, cintos e chapéus. O cabideiro em pé eu uso para pendurar minhas bolsas.










Outras dicas:

Não deixe acumular bagunça do quarto. Acredite, depois pra arrumar é muito pior.

Para organizar o guarda roupa, tenha um padrão:
- uma gaveta para cada tipo de item (uma para blusas de alça, uma para saias, outra para shorts)
- Nos cabides, organize por cor ou tipo do item. Meu guarda roupa é divido em duas partes: em uma ficam as partes de cima (blusas, jaquetas, camisas, etc) e na outra parte só vestidos.
No espaço das partes de cima, eu organizo por tipo: primeiro blazers, depois, jaquetas, depois camisas, etc.
Na parte dos vestidos, eu organizo por cor: preto, branco, estampado, coloridos, etc.
- Nas gavetas, coloque por cima o que você usa mais. Assim, você não vai ter ir até o fundo da gaveta e fazer um fuzuê no que você já arrumou.
- Tenha muitos cabides e não acumule mil coisas em um só. Coloque até 5 peças e do mesmo padrão, como por exemplo, saias longas.



Agora é só pegar as dicas e dar uma geral no quarto! =DD

beijos, Ju

8 comentários

  1. Adorei as dicas, irei me inspirar nelas! Juliana,você sabe aonde vende bottons no RJ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =D

      Oi! Tem uma na uruguaiana que vende:
      Endereço: Rua Uruguaiana, Quadra B, Box 44 (esquina com a Buenos Aires

      Mas só tem banda e de alguns filmes... Já vi um quiosque no Barra Shopping que vende também. Procura lojas que vendem coisas de banda, lá geralmente tem.

      beijos, Ju

      Excluir
  2. Ju, vc sabe as medidas das prateleiras? Estou olhando no site da Leroy e queria saber as medidas da sua pra comprar do mesmo tamanho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Olha, não lembro.. Mas acho que era 14 por alguma coisa! rs

      Excluir
  3. Ah, obrigada por responder.
    Acabei comprando uma estante livreiro. O custo/benefício foi bem melhor!

    ResponderExcluir
  4. Ju, onde vc comprou esse organizador de sapatos pra pôr embaixo da cama? Foi muito caro? Achei a ideia ótima pra mim, porém tô com encontrando uma certa dificuldade pra encontrá-lo...
    Muitíssimo obrigada! :)))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Olha, eu comprei num desses sites de compra coletiva! Foi 39,90. Mas na foto, ele parece bem mais durinho e resistente do que realmente é. É bom para guardar os sapatos, mas o material dele não é muito bom.

      Vê num desses sites (groupon, cupownow, etc) vira e mexe tem.

      beijos! :)

      Excluir
  5. Gostei tanto da ideia que irei fazer algumas mudanças no meu quarto. A algum tempo tava querendo mudar a cor que é rosa. Organizar algumas coisas. Meu quarto não é mt pequeno e nem muito grande, mas da pra fazer tudo que eu to imaginando fazer. E olha que com suas dicas vai ser ótimo pra mim.

    ResponderExcluir
Leio todos os comentários e respondo quase todos. :) hehe Se for urgente, melhor mandar um email para: jusacramento@temnomeuquintal.com