Você vai precisar de (quantidade para 6 pessoas):
• 1kg de salmão fresco, em postas e pede para ele tirar a pele. Se você quiser se aventurar e fazer salmão skin, não tire a pele.
• 1 pacote de arroz para sushi japonês
• 2 pacotes de alga marinha
• 2 potes de cream cheese (aquele Philadelfia mesmo)
• Cebolinha à gosto
• 1/2 pacote de farinha de trigo
• 1/2 pacote de farinha de rosca
• Água
• Molho Shoyu para acompanhar
• Óleo para fritar
As folhas de algo, arroz e acessórios você consegue achar no Mundo Verde!
Acessórios
• Sushimaki ou sudare - que nada mais é aquela esteirinha de bambu; às vezes tem até jogo americano assim (tipo esse). Pode usar o jogo mesmo, se você tiver em casa
• Faca bem afiada
Como faz?
1) O arroz: deixe de molho por 30 minutos e depois lave muito bem, até parar de sair aquela água branca. Numa panela, coloque a quantidade de água igual à quantidade de arroz. Por exemplo, 2 xícaras de arroz, 2 xícaras de água. Tampe a panela e deixe cozinhar até secar a água. No início, ele vai parecer meio durinho, mas depois ele vai dando uma cozinhada com o vapor.
2) Arroz pronto, chegou a hora de montar as peças.
- Encha um pote com água para você molhar as mãos antes de manusear o arroz. Ele é grudento, então quando você molha a mão, sai um pouco do grude dele.
- Coloque uma folha de alga sob a esteirinha de bambu. Molhe a mão, pegue um pouco de arroz e vá colocando sob a folha de alga. Eu coloquei uma camada fina, porque não gosto dos makimonos cheios de arroz.
- Na hora de cortar o salmão em tiras, você deve achar umas espinhas. Mas elas são enormes e pouquinhas, bem fácil de tirar! Depois, coloque uma tira de salmão no canto da alga, em cima do arroz. Coloque ao lado uma cama generosa de cream cheese e espalhe as cebolinhas cortadas.
- Feito isso, é hora de "enrolar" a peça. Com a esteira, você vai enrolar aquilo ali e a cada virada, você passa um pouco de água na alga para ela grudar com a outra parte e ficar bem fechadinha.
Peguei esses dois vídeos que devem exemplificar para vocês o que tô falando:
- Se você quiser o filadélfia, pode parar nessa parte, cortar e comer. Agora vou ensinar o frito, que é o hot filadélfia.
3) Empanando e fritando: para criar aquela casquinha crocante você precisar empanar o seu makimono. Coloque em um pote a farinha, em outro água com farinha e no terceiro, a farinha de rosca. Você vai passar a peça nessa ordem: farinha, farinha com água (fica uma massa bem molinha) e farinha de rosca.
Vi aqui nesse blog a mesma receita, mas com jeito de empanar mais fácil. Quem quiser tentar, o link aqui!
![]() |
depois de empanar eles ficam assim! |
Para fazer vários, só repetir a operação! hehe
Se seus amigos forem esfomeados, você pode fazer um yakissoba para acompanhar. Vou postar a receita semana que vem! Se sobrar salmão, vocês podem cortar bem fininho para fazer sashimi.
Saldo final: gastamos com tudo 70 reais. Divididos para 6 pessoas dá uns 12 reais. Baratinho, né?
Eu amei! Fica bem gostoso e nada melhor que comer ali, em casa, no sofá... Muito amor! ♥
Gostaram? Já tinham tentado fazer comida japonesa em casa?
Quem tentar em casa me conta!
;)
beijos, Ju
Aaaaaai Ju!
ResponderExcluirAmei a receita! Tô querendo tentar em casa!!
Com esse calor, nada melhor pra acompanhar uma cervejinha né??
Ótimo post gata!
Bju bju!
Sim! Aqui no Rio já deu uma refrescada! :D Mas cerveja é bom sempre! hehe
ExcluirJu, e o salmao? Ja compra ele limpo ou limpa ele vc mesmo, tirando as espinhas?
ResponderExcluirIh é! Esqueci de falar isso. Então, vem com espinhas, mas elas são gigantes, então quando você corta em tiras você acaba vendo elas ali e tira com a mão mesmo!
ExcluirJu!! adoro suas receitas, mas odeio comida japonesa, posta por favor algo que não seja cru!! rs
ResponderExcluirBeijo